Tt
A plataforma CEBAND é um produto tecnológico resultante da pesquisa intitulada "Representações Sociais de leitura e escrita: imagens a partir dos estudantes do Ensino Médio do Colégio estadual de Bandiaçu, Conceição do Coité/BA" que se constitui um espaço para leituras, escritas, reflexões e disseminação e produção de conhecimentos de estudantes e professores, portanto um espaço de letramentos.
​
Compreendemos “Leitura” como uma atividade interativa e virtualizante, onde sujeito/leitor realiza uma façanha tripla de “atualização”: do texto, de seus conhecimentos e de suas vivências. A viagem “às entrelinhas” do discurso de um texto do “não dito” perpassa o âmbito da informação e transcende a formação do senso crítico. É uma tecnologia, uma atividade de integração de universos e vivências constituídas e constituintes de “leituras” que entrelaçam o escritor/leitor. Assim, percebemos que “não existe o que escreve e o que lê” ( MARQUES, p.86, 2006), sujeitos independentes da suposição da ação de um sobre a ação do outro, sem a interlocução e sem interação fomentadoras de significados e sentidos.
Nossa compreensão de leitura e escrita transita por diferentes dimensões:
​
-
Pedagógica, visto que discute sobre temáticas propostas pelos professores na perspectiva de criar redes de leituras e desenvolver práticas de escrita.
-
Política, visto que estimula o debate sobre as diversas previamente estabelecidas com os estudantes, objetivando melhor formação de leitores e escritores.
-
Digital, visto que considera as novas práticas de letramento vinculadas à cultura digital e propõe o uso de ambiente virtual com fins pedagógicos.
A pesquisa teve como objetivo geral “Entender como o conteúdo das Representações Sociais (RS) pode contribuir para a orientação de práticas de leitura e escrita intermediadas por mídias virtuais colaborativas no Colégio Estadual de Bandiaçu, Conceição do Coité/BA” e, assim, poder redimensionar práticas pedagógicas de leitura e escrita. Os objetivos específicos foram:
- Identificar e analisar o conteúdo das RS construído pelos alunos do Ensino Médio sobre a leitura e escrita de texto.
- Discutir como o conteúdo das RS sobre leitura e escrita de texto pode contribuir para a orientação dessas práticas.
- Promover encontro com professores do Ensino Médio, a fim de desenvolver interface digital, um site que potencialize práticas de leitura e escrita.
​
A plataforma de leitura e escrita do CEB foi idealizada pelos estudantes e professores do Ensino Médio com o objetivo de se tornar um espaço de referência para experiências de aprendizagem no universo cibernético e será integrada ao projeto pedagógico. A proposta do produto tecnológico é de ser um ambiente virtual de aprendizagem democrático colaborativo, com conteúdos de acesso livre como textos, matérias, atividades, vídeos e produções diversas dos estudantes e professores que subsidie a ampliação de letramentos, tanto dos estudantes quanto dos educadores. Esse espaço promoverá nos canais blog e fórum de discussão, debates entre educadores e estudantes, visando produzir, sistematizar e disseminar conhecimento.